terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O que é Chick-lit?


No ano passado fiz um post explicando o que são os gêneros Young Adult e New Adult e suas respectivas diferenças, pois era algo que eu não sabia na época e pelos comentários muitos também tinham essa dificuldade.

Novamente imaginando que não sou a única a não saber direito o é esse gênero que está tão na mídia ultimamente (pelo menos eu comecei a ver com frequência pouco tempo para cá), o tão chamado Chick-Lit.

Sabem aqueles livros que são conhecidos como "livros de mulherzinhas"? Esses são os Chick-lit!

Suas personagens são mulheres inteligentes, livres, ousadas, tipicamente modernas com a qual facilmente qualquer mulher atual vai se identificar com as dúvidas, inquietações, dilemas afetivos, profissionais e familiares das protagonistas que sempre tem entre 15 e 30 anos.

O humor é uma característica própria do gênero que tem como função levar a leveza para a vida do leitor contemporâneo e tornar a leitura um momento de prazer e divertimento, mas sem deixar assuntos sérios de lado, como: discriminações, distúrbios emocionais, dependências químicas, entre outros.



Um grande exemplo nesse gênero está nas obras da Sophie Kinsella, como, por exemplo, Delírios de Consumo de Becky Bloom que foi sua estréia no mundo literário.


E também temos um exemplo nacional, com a autora da série Fazendo Meu Filme, dentre outras obras, Paula Pimenta.


Espero ter esclarecido o que é esse gênero, confesso que agora tudo está mais claro pra mim rs

Coincidentemente começarei a ler nos próximos dias "O Segredo de Emma Corrigan" da Sophie Kinsella, resenha em breve.

Já leram algo desse gênero literário? Gostam dele? Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião nos comentários!

Tecnologia do Blogger 2014-2016