segunda-feira, 20 de julho de 2015

Gênero Musical: A Capella


Já ouviram falar do gênero "A capella"?

Talvez vocês não conheçam pelo nome, mas tenho certeza que já viram esse vídeo do grupo Pentatonix:




Fui procurar uma forma mais "incrementada" para explicar o que esse gênero musical e acabei encontrando um significado muito legal na Wikipédia:

"A cappella ou Acappella é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental. O canto a cappella (em português: "à capela", que significa "à moda da capela", "no estilo da capela") tem suas origens na prática do canto gregoriano, que não exige o auxílio do orgão ou de qualquer outro instrumento, sendo executado apenas por vozes de monges ou clérigos que formavam o grupo de cantores chamado schola cantorum. Muitas vezes os cantores desciam do presbitério e se punham a cantar em uma capela lateral da igreja, daí a origem da expressão."

De uma forma simplificada e direta: A Capella é o uso das cordas vocais para criar o ritmo ao invés dos instrumentos de percussão ou outros tipos. Apenas. 

Já tinha visto o vídeo acima faz tempo, mas não fazia ideia do nome só fui descobrir há alguns meses com o filme " A Escolha Perfeita" que mistura A Capella com Mash-Up de diversas músicas famosas.


Para quem não assistiu eu digo: assista porque é muito bom!!

Agora que vocês conhecem o gênero vamos escutar algumas músicas maravilhosas nesse estilo!!

Pentatonix




Filme "A Escolha Perfeita"

E para encerrar, o filme terá uma continuação esse ano que será lançada no Brasil em Agosto contando com uma participação muito especial do Pentatonix!




Vocês já conheciam esse gênero musical? Conhecem outros grupos que também fazem A Capella?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião nos comentários!

Tecnologia do Blogger 2014-2016